quarta-feira, 9 de outubro de 2013

GOVERNO FAZ CORTES COMO SE ESTIVESSE NUM TALHO

Bagão Félix

Governo faz cortes como se estivesse num talho

Económico  
09/10/13 10:39




Bagão Félix critica a forma como o Governo anunciou os cortes nas pensões de sobrevivência. E acusa o Executivo de tratar os portugueses como "apenas números".


Em entrevista à TSF, o ex-ministro das Finanças e actual conselheiro de Estado criticou hoje o Governo pela forma como anuncia os cortes. "As pessoas ficam aterrorizadas porque não sabem onde vai haver cortes, em que condições, de que maneira. Fala-se disto como se falasse muitas vezes de números apenas. Com todo o respeito pela profissão que agora vou citar, isto não é uma questão de talho, não é fazer cortes independentemente da vida, do espírito e da alma das pessoas", afirma.

O economista defende que o corte nas pensões de sobrevivência não poderá ter efeitos retroactivos.

"As pensões de sobrevivência, os trabalhadores e as suas entidades patronais, ao longo da sua vida profissional, descontam para esta eventualidade, a eventualidade da morte. E na decomposição da Taxa Social Única, 7% desta taxa, que representa cerca de 2% dos salários, é justamente para financiar as pensões de sobrevivência", acrescentou António Bagão Félix.


Sem comentários: