sábado, 28 de julho de 2012

Marketing de rosto humano


Artigo publicado no Correio do Leitor, Jornal de Oeiras de 24 de Julho


Marketing de rosto humano



   Resumidamente pode-se dizer que “marketing” é a arte de fazer com que todos precisem imenso de um determinado produto que outros resolveram produzir ou importar e ganhar dinheiro à custa do consumidor. Uma das estratégias para nos abrirem o apetite é incluírem, na divulgação do produto, figuras bem conhecidas que se prestam a isso e ganham verdadeiras fortunas.
   Nenhuma administração aceitará de bom grado que um publicitário apresente uma campanha de marketing com figuras de menor dimensão e, se a aprovar, será apenas por limitações dos meios financeiros. E neste abrir do apetite aos distraídos são gastos milhões em publicidade que outros ganham, muitas vezes não correspondendo ao valor ou à importância da mercadoria oferecida.
   Claro que é preciso informar os consumidores dos novos produtos e serviços que vão aparecendo no mercado, mas tudo isto poderá ser feito apostando num marketing de rosto humano, isto é: se as Empresas apresentassem os seus produtos e serviços suportados nas boas práticas levadas a cabo na gestão dos recursos materiais e humanos envolvidos. Esta divulgação de respeito da Empresa pelos seus colaboradores por exemplo na prática de horários racionais, não recorrência sistemática a horas extraordinárias, segurança no trabalho, acompanhamento dos estudos dos filhos etc. e uma grande aposta na utilização de matérias-primas nacionais.
   É mesmo urgente falarmos verdade, divulgar boas organizações, premiar a honestidade, e poupar milhões que enchem bolsos de muitos que já têm o suficiente e canaliza-los para investimentos sérios. 

Maria Clotilde Moreira / Algés
 

Sem comentários: