domingo, 11 de março de 2012

Porquê importar?



Voltei ao Pingo Doce aqui de Algés e vi à venda (além de fruta portuguesa)



1 – morangos em embalagens de 500 grs -  origem Espanha. Os morangos cheirosos e doces aparecem no nosso País pela Primavera e duram até ao Verão; não são muito grandes. Antes de tempo são feitos à pressa, com água, ficam grandes mas não sabem a nada. Porque não esperar?





2 – uva branca sem grainha – origem África do Sul.












3 – Uva Red – origem do Peru 


Nós temos boas uvas de mesa incluindo a variedade sem grainha. Pelo mês de Junho já se apanham grandes cachos até nas parreiras das hortas caseiras. 






E continuo a pensar e a repetir: porque se autorizam estas importações que não são de primeira necessidade, que nos enchem a barriga fora de época originando a saída de Euros? Segundo muitos especialistas devemos consumir os vários alimentos segundo a sua época. Claro que estes produtos importados não existem só nesta cadeia de supermercados; às vezes eles estão também em pequenas mercearias.  
 

5 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Não compro uvas na variedade sem grainha. As grainhas de uva (Vitis vinífera) são ricas em flavonóides antioxidantes.

Anónimo disse...

E quem quer comer morangos fora de época? Pelo seu raciocinio não poderia. Somos livres e não se pode proibir a importação de morangos ou de outra fruta fresca. Até porque se isso acontecesse a primeira coisa que os nossos inteligentes agricultores fariam era subir drásticamente os preços.

Anónimo disse...

Reforma agrária? PREC etc.. PCP out

Clotilde Moreira disse...

Importar coisas não muito necessárias obriga à saida de Euros
Podemos esperar pela época das nossas frutas para as saborear.
Clotilde

Isabel Magalhães disse...

As importações desequilibram a balança... e em época de crise é uma obrigação reduzir as importações de produtos que não são de primeira necessidade.

Pode é dar-se o caso de o comentador das 13:01 estar de esperanças e não conseguir controlar os 'desejos'... Aí sim, é uma excepção a considerar!