quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Vem aí uma vaga de frio. Veja aqui os cuidados a ter | iOnline


Vem aí uma vaga de frio. Veja aqui os cuidados a ter

Por Catarina Correia Rocha, publicado em 1 Fev 2012 - 18:59 | Actualizado há 18 minutos 7 segundos








  • neve


O INEM divulgou alguns dos cuidados a ter com a descida significativa da temperatura. Idosos e crianças são os grupos mais vulneráveis, mas o Instituto alerta que qualquer pessoa pode ser afectada, independentemente da idade ou sexo.


O Instituto alerta para o risco de hipotermia, situação que pode afectar o cérebro fazendo com que a vítima não pense claramente nem se mova com a facilidade habitual. Idosos com fraca alimentação, roupa ou aquecimento, bebés que dormem em quartos frios, pessoas que permanecem por períodos prolongados no exterior e consumidores de álcool ou drogas são os grupos mais expostos.


Tremores, exaustão, confusão, mãos inquietas, perda de memória, fala baralhada e sonolência são os sinais frequentes de quem sofre de hipotermia. Bebidas quentes podem ajudar no aumento da temperatura corporal. Aquecer a parte central do corpo primeiro utilizando um cobertor é uma das primeiras medidas que devem ser tomadas em caso de hipotermia.


As queimaduras provocadas pelo frio também são frequentes durante estas vagas. Estas queimaduras atingem mais frequentemente o nariz, orelhas, bochechas, queixo, dedos das mãos e dos pés, provocando perda de sensibilidade e de cor nas zonas afectadas.


Pele branca ou acinzentada, invulgarmente firme ou cerosa e formigueiro podem ser sinais de início de queimadura. Aos primeiros indícios, deverá deslocar-se até um local quente. Não use compressas aquecedoras, lâmpadas quentes, lareiras ou radiadores para se aquecer, uma vez que as áreas afectadas estão dormentes e poderão queimar facilmente.

Sem comentários: