quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Gulbenkian diz que Câmara de Oeiras falhou pagamento de mostra sobre Darwin

Gulbenkian diz que Câmara de Oeiras falhou pagamento de mostra sobre Darwin


A Fundação Calouste Gulbenkian diz que a Câmara de Oeiras não cumpriu o plano de pagamentos ao qual se comprometeu quando aceitou financiar a exposição “A Evolução de Darwin” em 500 mil euros. A autarquia deveria ter pago este valor em duas prestações até Dezembro de 2008, mas ainda está em falta com 125 mil euros.
(…)
Este esclarecimento vem na sequência da notícia do PÚBLICO da passada segunda-feira, sobre o alegado “mau estado” de conservação dos materiais que chegaram a Oeiras em Agosto, com destino ao futuro Museu de Ciência do concelho.
Segundo documentos internos da autarquia, o acervo, que depois da Gulbenkian esteve exposto em Granada (Espanha) e na Casa Andresen do Porto, corresponde a “material expositor na sua maioria em mau estado, desconjuntado, apodrecido, algumas coisas partidas e sem qualquer aproveitamento”.
Os técnicos camarários dizem mesmo que o material recebido não serve para voltar a montar a exposição.
Em respostas enviadas ao PÚBLICO por email, a Câmara de Oeiras disse apenas que os materiais “estão acondicionados nas melhores condições, tal como vieram da exposição do Porto”. No entanto, de acordo com os documentos internos, muitos materiais já chegaram ao Porto estragados e nem sequer foram expostos.
Sobre o pagamento à Fundação, a Câmara de Oeiras admitiu que “foi pago até ao momento 75% sobre a verba estabelecida no protocolo”, sem referir quaisquer razões para o montante em falta.
Na carta, Diogo de Lucena refere ainda que “apesar do incumprimento da câmara a Fundação fez a entrega desse material, incluindo peças de enorme valor museológico e patrimonial que não estavam inicialmente previstas no plano da exposição”, referindo-se nomeadamente a uma escada de ADN que integrou a exposição no Porto.


“A Fundação continua disponível para colaborar na realização do projecto do museu”, remata o administrador.

4 comentários:

Leite Pereira disse...

Muito fácil é gerir no tempo das vacas gordas.
Seria bom uma auditoria para que todos saibam qual o montante das dívidas

Anónimo disse...

Finalmente uma correcta noticia dada por este Blog relativa ao nosso Autarca. Quem ler este texto fica esclarecido dos tristes episódios que aconteceram: O Autarca solicita uma exposição com material da Funação Gulbenkian, o Autarca acorda um valor, a Fundação entrega para exposição material rodado em "n" exposições, material estragado e peças de valor duvidoso. Isaltino Morais, como pessoa séria que é, como Autarca que zela pelo interesse dos seus munícipes, como pessoa exigente de personalidade, não poderia aceitar a realização e mostra ao público Oeirense de uma exposição naquelas condições e muito menos pagar por trabalho mal feito. É que o nosso Autarca não brinca em serviço. O nosso Autarca ZELA pelos interesses do oeirense e não esbanja o dinheiro que lhe é confiado, dinheiro esse que sempre serviu para fazer Obra, história e cultura, agora falamos em cultura á séria e não cultura com uma boa chancela mas que depois vai-se a ver e é comprar gato por lebre.
É por isto, por estes exemplos de actuação, por esta nobreza de espirito, frontalidade, mas acima de tudo por esta dedicação á causa publica que os Oeirenses lhe estão eternamente agradecidos. Assim se faz politica, assim se faz história, assim se grava um nome numa pedra. Isaltino Morais não se nega a dizer um "não" é fácil dizer um "sim" mas um "não" a uma Fundação Gulbenkian, um pôr em sentido uma fundação que se julga acima de um Concelho como o de Oeiras é Obra, é Obra do nosso Autarca, Isaltino Morais.
Obrigado Senhor Presidente

Municipe Oeirense

Isabel Magalhães disse...

Resposta [2 de Fevereiro de 2012 22:26];


"Finalmente uma correcta noticia dada por este Blog relativa ao nosso Autarca".

Este blogue não escreve notícias sobre o presidente da CMO; publica-as directamente da comunicação social. Assim, se essas notícias não estão correctas deverá reclamar junto da fonte que é sempre citada no respectivo link.

Leite Pereira disse...

O Munícipe de Oeiras deve ter-se esquecido de tomar os comprimidos ou em alternativa está a defender o tacho.