domingo, 2 de agosto de 2009

Oeiras e Sintra avançam para prolongamento do SATU

Os municípios de Oeiras e de Sintra e a empresa municipal SATU-Oeiras assinaram, hoje, um protocolo de acordo preliminar tendo como objectivo o estudo, a implementação e a exploração de um Sistema Automático de Transporte Urbano integrado, nos concelhos de Oeiras e de Sintra.

A assinatura deste protocolo decorreu na Estação dos Navegantes do SATU, em Paço de Arcos, e contou com as presenças dos presidentes das duas Câmaras Municipais, Dr. Isaltino Morais e Dr. Fernando Seara, do presidente do Conselho de Administração do SATU, Eng. Miguel Costa, e da administradora, Eng. Fátima Azevedo.

Em circulação há já cinco anos, o SATU é um meio de transporte público inovador e único no País. Totalmente automático e movido a energia eléctrica, por tracção de cabos, o SATU é um meio de transporte não poluente e ecológico, sendo os níveis de ruído emitidos mínimos.

Prolongar a linha do SATU até ao vizinho concelho de Sintra foi, desde o início do desenvolvimento do projecto, intenção da Câmara Municipal de Oeiras.

Os dois municípios dão agora um passo nesse sentido, ao unirem esforços tendo em vista a concretização de um Sistema Automático de Transporte Urbano integrado nos concelhos de Oeiras e de Sintra, tendo como referência o actual Sistema Automático de Transporte Urbano, em desenvolvimento no concelho de Oeiras pela SATU-Oeiras.

A colaboração prosseguida no quadro deste protocolo tem como objecto a concretização de um sistema de transporte urbano tendo como referência os seguintes pontos de um traçado, a concretizar: entre Paço de Arcos e o Tagus Park, no concelho de Oeiras, e do Cacém até à zona de ligação ao Tagus Park (São Marcos), no concelho de Sintra.

Recorde-se que o SATU assegura já a ligação entre a Estação dos Navegantes, em Paço de Arcos, e o Parque dos Poetas – Estação do Fórum, com a Estação da Tapada, na Tapada do Mocho, como estação intermédia, numa extensão total de 1200 metros. O percurso é feito em cerca de quatro minutos, transportando cerca de 20 pessoas por dia, sendo 10 da manutenção e limpeza.


A parte a negrito foi acrescentada por mim, porque me pareceu ter havido uma omissãozita importante...

5 comentários:

GIGI disse...

Ò AFS,

20 pessoas??? Não acha muita gente?

GIGI

oeirense disse...

O mais estranho é que o Seara tenha embarcado nisso. Já imaginaram a malta de S. Marcos a sair de manhá aos magotes para trabalhar. Só se adoptarem o método japonês - empurra e encolhe.

Anónimo disse...

Até o Seara alinha na propaganda.

AFS disse...

GIGI:

Sou um optimista ;)

Anónimo disse...

Se contratarem mais pessoal da manutenção e limpeza aumenta o número de pessoas transportadas por dia.