segunda-feira, 2 de março de 2009

Hotel no Palácio dos Arcos em Paço de Arcos




02.03.2009, Luís Filipe Sebastião – Público

Nova unidade terá 75 quartos e deve abrir em 2011, mas há quem tenha dúvidas sobre o impacte para a zona costeira de Paço de Arcos



O grupo Vila Galé venceu o concurso para a exploração hoteleira do Palácio dos Arcos. A Câmara de Oeiras deve confirmar a escolha na próxima reunião do executivo, apesar de um dos candidatos se preparar para recorrer da decisão nos tribunais.


O vereador do Património Municipal e Turismo, Carlos Oliveira, propôs em sessão camarária a adjudicação da adaptação e exploração do palácio em Paço de Arcos ao grupo Vila Galé, por ser o concorrente que "reúne as melhores condições para o desenvolvimento" do projecto. A proposta só não foi votada porque alguns vereadores não conseguiram analisar convenientemente a decisão do júri do concurso público.


De acordo com o relatório de análise das propostas, o projecto do Vila Galé ficou em primeiro lugar, seguindo-se as do grupo Pestana Pousadas, Montebelo, Garden Palace e Nova Caxias. Enquanto o grupo Pestana desistiu do concurso - na sequência de ser o único candidato à construção de uma pousada na Cidadela de Cascais -, a Nova Caxias não viu acolhida a sua reclamação e vai recorrer judicialmente da decisão (ver outro texto).


O simbólico Palácio dos Arcos foi doado ao município de Oeiras pelo falecido proprietário com a condição de ali ser criada uma casa-museu com o seu nome. Mas a autarquia liderada por Isaltino Morais optou por lançar um concurso público para a concessão, por 50 anos, do imóvel e respectivos jardins para uso hoteleiro. Os critérios para a adjudicação foram ordenados segundo a qualidade técnica e arquitectónica da reabilitação/ampliação do imóvel, a qualidade e viabilidade da operação hoteleira e, por último, a remuneração a pagar à câmara.


Espólio num "esconso"
A proposta do Vila Galé prevê um investimento total de 11,967 milhões de euros, dos quais 4,025 milhões se destinam à recuperação do palácio. O arquitecto Luís António projectou um novo edifício de quatro blocos, na parte superior dos jardins, do lado do caminho-de-ferro, até quatro pisos, para 75 quartos. No primeiro andar, além de meia dúzia de quartos, será exposta, "na zona esconsa", o espólio doado ao município.
A recepção, salas de estar, restaurante, bar, biblioteca e cozinhas situam-se no piso térreo do monumento classificado de valor concelhio. O piso inferior, ocupado por um dos herdeiros, "não é intervencionado". A adega será adaptada para sala de reuniões. O edifício abrigará os restantes 68 quartos, áreas técnicas, estacionamento e spa. Nos primeiros dois anos, a autarquia receberá uma renda mensal de 4175 euros, que aumentará para 5250 euros nos seguintes.


O vereador Carlos Oliveira considera que "não há qualquer dúvida de que a proposta do Vila Galé será aprovada". Isto apesar de algumas dúvidas manifestadas por eleitos do movimento de Isaltino Morais quanto ao impacte negativo da unidade hoteleira sobre o estacionamento na zona. O projecto, nota o autarca do PS, "cumpre as regras turísticas, mas subsiste um problema de estacionamento em Paço de Arcos".
O vereador adianta que a solução passa pela criação de mais 200 lugares na zona da estação da CP e de outros espaços junto aos bombeiros.

O júri do concurso para o Palácio dos Arcos conclui, no relatório final, que a Nova Caxias "apresenta uma proposta correcta e viável", mas que "a sua pouca notoriedade e eventuais dificuldades financeiras condicionam a sua aprovação", posição contestada por Rui Silva, gerente da empresa proprietária do Hotel Solar Palmeiras, que garante "ir até às últimas consequências" em defesa da proposta.
O relatório da comissão salienta que a Nova Caxias "apresenta-se a concurso numa posição frágil, argumentando com o potencial encerramento da sua unidade no caso de não lhe ser atribuída a concessão do Palácio dos Arcos". Rui Silva, que foi presidente da Câmara de Sintra pelo PSD, recusa a "interpretação" do júri, de que fecharia a sua unidade de quatro estrelas à beira da Marginal, e alega que pretendeu evocar a sinergia de meios entre as duas unidades. Só a sua empresa apresentou "cartas de conforto" de duas entidades bancárias e anunciou a intenção de integrar a cadeia Relais e Châteaux.
Na reclamação, o empresário defende que a solução arquitectónica, com 48 quartos, repartidos pelo palácio e dois pequenos blocos, ligados por um elevador horizontal, procurou afectar "o menos possível o espaço do jardim de usufruto público" e preservar "o espírito e matriz arquitectónica do palácio". Acusa a comissão de preferir "soluções de volumetria muito mais elevada".
O concorrente critica ainda as contas relativas ao investimento na recuperação do palácio - pouco abaixo da proposta pelo grupo Pestana - notando que foi o único a apresentar um relatório do Igespar e a propor a instalação do espólio na área ocupada por um herdeiro. Rui Silva lamenta também não ter sido valorizada a oferta de estacionamento, "numa área tão carenciada", e a criação do prémio Conde de Arronchela, em memória do antigo proprietário. Além de apontar o incumprimento da legislação em várias propostas, salienta que o projecto vencedor transforma a capela em acesso entre o palácio e o novo edifício. "Vou recorrer aos tribunais até onde for possível", garantiu Rui Silva.


O grupo Vila Galé previa iniciar a actividade comercial em Novembro de 2010, mas a demora na resolução do concurso deverá adiar a abertura das portas, mas que, de acordo com um porta-voz da sociedade, deverá acontecer em 2011, reservando outros comentários "para depois da aprovação" da proposta. Já o grupo Pestana apresentou duas propostas que se diferenciavam pela volumetria (cinco/quatro pisos), número de quartos (94/75) e investimento (12,5 milhões/10,6 milhões). Ficaram em segundo e terceiro lugar. Em quarta posição ficou a Montebelo (89 quartos e investimento de 18,9 milhões), seguida do Garden Palace (70/11,1 milhões) e Nova Caxias (48/6,389 milhões).


5 comentários:

Anónimo disse...

«O concorrente [Rui Silva] critica ainda as contas relativas ao investimento na recuperação do palácio - pouco abaixo da proposta pelo grupo Pestana - notando que foi o único a apresentar um relatório do Igespar e a propor a instalação do espólio na área ocupada por um herdeiro. Rui Silva lamenta também não ter sido valorizada a oferta de estacionamento, "numa área tão carenciada", e a criação do prémio Conde de Arronchela, em memória do antigo proprietário. Além de apontar o incumprimento da legislação em várias propostas, salienta que o projecto vencedor transforma a capela em acesso entre o palácio e o novo edifício

Anónimo disse...

Será que estamos perante um facto consumado?
Parecem-me grave as afirmações do concorrente afastado que apresentaria um relatório do IGESPAR (mas não deveria ser obrigatório para todas as propostas?)Eu não quero acreditar que quaisquer obras ali feitas não venham a ter um parecer da autoridade superior no campo do património.
Depois, a proposta aprovada tem bastante mais quartos que a referida antes.
Há uma questão que não é apontada na notícia e se reporta ao tanque que recebe água de um sistema de encanamento. Será que vai ser destruído? E o seu enquadramento no jardim que na imagem parece afectado por uma barreira de betão?
Já agora, para os interessados, informo que julgo que ainda está a funcionar uma exposição de maquetas e plantas dos projectos no novo edifício da CMO junto ao Oeiras Parque.

meninaidalina disse...

Muita água irá correr debaixo da ponte. Temos todos de estar atentos . Para já com a presente notícias as interrogações são várias.

Isabel Magalhães disse...

Um novo edifício de quatro blocos até 4 pisos, a volumetria, o número de quartos, o espólio numa zona esconça, a CAPELA a servir de passagem...

Nem vou adjectivar...!

Anónimo disse...

Olha, quem diria! Um artigo da maior pertinência para o concelho de Oeiras e para a Freguesia de Paço de Arcos, e o «douto cidadão ao serviço da comunidade» não bota faladura?!
Não acho bem!